sábado, 21 de fevereiro de 2009

Yahoo Mobile - Mobilising Open Source




O Yahoo lançou no congresso mundial mobile a nova versão da sua abordagem ao mundo mobile. O novo "Yahoo Mobile" sucede assim ao "Yahoo! Go", num cliente mais consolidado e conveniente onde impera o espírito "Open". Entre as diversas funcionalidades que esta aplicação apresenta, destaca-se o OneSearch com integração de voz, OnePLace - um market place aberto, Yahoo Maps, Email e aquilo que começa a ser um denominador comum em todas as abordagens mobile; um agregador de presenças na Web - twitter, fotos, blogs, etc. Estará disponível para o iPhone, web e para as linhas de smartphones da Nokia, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Motorola e Windows Mobile entre outros.

O esforço do Yahoo! centrou-se na concretização de uma conjunto de aplicações nativas desenvolvidas pelo próprio mas, há uma notória preocupação em manter o espaço aberto a contributos da comunidade. Esta estratégia é bastante óbvia se pensarmos no investimento do Yahoo! em algo tão complexo como o Yahoo! Go. Nesse contexto era urgente encontrar uma linha de continuidade do produto.

Algo que é notório em todo o congresso é que muita coisa mudou desde o ano passado. Em 2008 procurava-se a convergência e a presença no mundo mobile, com a plena consciência que do ponto de vista tecnológico, havia ainda um longo caminho a percorrer. Este ano, as cartas que estão em cima da mesa são completamente diferentes. Três novos sistemas operativos apareceram - Android, WebOS e Apple - com uma lógica de utilização que ultrapassa as limitações de outrora. É o momento da web como plataforma ganhar espaço no mundo mobile, é o momento em que os fabricantes acordaram para novos paradigmas de utilização dos dispositivos mobile e, definitivamente, é o momento para encontrar um espaço para novas lógicas de negócio. Como o ecosistema se irá re-organizar e como se poderá ganhar dinheiro no processo, são as grandes questões.

Num cenário onde as limitações dos sistemas operativos proprietários começam a desaparecer, o Yahoo! começa a encontrar mais e mais dificuldades para a instalação de um fat client num celular cada vez mais rico. Como utilizador, a pergunta que surge é: porque é que eu vou instalar uma aplicação proprietária e orientada para somente um player, quando posso começar a obter as mesmas funcionalidades nativamente? Na minha opinião, este é um momento de viragem para a lógica aplicacional do Yahoo!, apesar do tremendo esforço para rentabilizar todo o investimento feito nesta lógicas nos últimos anos. Olhando puramente para o aspecto tecnológico da oferta do yahoo!, é admirável o que está disponível. De facto, este é o caminho que por agora garante a presença no gigantesco parque mobile já instalado, até que a convergência para novos terminais ocorra.

Nenhum comentário: